Seja bem vindo ao blog Revisitando a história!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mapas conceituais com a ferramenta Cmap Tools

Os alunos do 8º e 9º ano da E.M. Dr. Abdon baptista foram motivados a produzir mapas conceituais no programa Cmap tools. Primeiramente foi esclarecido o conceito de mapas conceituais como uma ferramenta gráfica que tem por objetivo organizar e representar o conhecimento.Desta forma, são estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações.Num segundo momento os alunos produziram os temas "Nazismo e Facismo", "Inconfidência Mineira" com a orientação do Professor Mário de História.

Parabéns pelo empenho de todos!






5 comentários:

Memórias das Assembleias de Deus disse...

Excelente instrumento para trabalhar conteúdos e conceitos com as turmas. Parabéns!

Profº Adriana disse...

Está ficando muito bom...

Maristela Aparecida Petters disse...

Parabéns !! Adorei seu blog... e seu trabalho com mapa conceitual tbém..... logo, logo vc. estará visitando o meu tbém .. bjos

Gládis Leal dos Santos disse...

Muito bom, Adriana! Após a aplicaçào da metodolgia de Mapas Conceituais, de que forma você avalia o trabalho? Houve resultados positivos? Os alunos fixarem melhor os conceitos utilizando os Mapas? Como a turma avaliou a experiência?

E a WebQuest? Já conseguiu dar início? Ela também ficou bem bacana. Gostei!

Profº Adriana disse...

O trabalho foi extremamente produtivo! Os alunos se sentiram desafiados a usar uma nova ferramenta e conseguiram compreender o que é um mapa conceitual após uma aula dedicada a aprender a utilizar o Cmap.Sobre a webquest tivemos problemas com a internet na escola na semama que eu iria aplicar. Portanto, passei a webquest no data show e utilizei material impresso. Vou elaborar outra webquest para aplicar na sala de informática!